Sobre o atendimento

O que é orientação psicológica on-line?

Consulta Virtual

A orientação psicológica on-line é o atendimento realizado em até 20 encontros ocorridos via Internet.

É uma modalidade de atendimento na qual o cliente pode ser atendido de qualquer parte do país, sem necessidade de deslocamento até o consultório, em um horário diferenciado e com respeito ao código de ética e legislação profissional. Cartilha do Sistema de Cadastros

Resolução CFP 011 de 2012

É normatizado pela resolução CFP nº 11/2012 e se caracteriza por ser breve e focado na questão psicológica proposta. Resolução CFP 11/2012

Orientação Psicológica

Destina-se a pessoas ou casais que queiram trabalhar de maneira concisa um problema específico ou ocasional. É um atendimento que ocorre em até 20 sessões. Se necessário, após esse período o terapeuta irá encaminhar o caso à psicoterapia individual.

Modalidades de Atendimento

Consultório – Espaço Físico e Virtual

Consultório – Espaço Virtual

O atendimento psicológico on-line será ofertado a toda e qualquer pessoa acima  de 18 anos, com ênfase as demandas referentes a Saúde Mental e as manifestações dessas na contemporaneidade. Assim como na modalidade de atendimento presencial, aqui será ofertado também atendimento de casal. 

Nessa modalidade, poderão ser atendidos apenas maiores de 18 anos.  A orientação online se destina (crianças, adultos, adolescentes, idosos, autistas

As ferramentas utilizadas para prestação dos serviços psicológicos online podem ser o e-mail ou Skype. Considerando que, os Atendimentos Psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância têm caráter pontual e informativo, e são de dois tipos:

  • As Orientações Psicológicas, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros virtuais;
  • O Atendimento Eventual de clientes em trânsito e/ou de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.

Espaço Físico

Em casos de atendimentos para menores de 18 anos, é necessária autorização dos pais e/ou responsável e a forma que será realizada a autorização;

Psicoterapia para crianças, adolescentes, adultos, idosos e casais.

Atenção

Site em processo de análise, só estará disponível se ao final do processo de criação o parecer do Conselho Regional de Psicologia for favorável e houver a liberação do selo do Conselho Federal de Psicologia.

Importante

Da mesma forma que acontece com o atendimento presencial, é dever do Psicólogo manter sigilo com relação aos pacientes e as informações prestadas por esse, como previsto no Código de Ética. Contudo, é preciso dizer que os atendimentos mediados por computadores ou outra ferramenta tecnológica, não oferecem a mesma confiabilidade que o atendimento presencial. Embora a conduta do profissional Psicólogo deva ser a mesma, o meio eletrônico é vulnerável e não oferece a mesma segurança que o atendimento presencial. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados tanto pelo profissional quanto pelo paciente. É importante que ambos, estejam em um espaço físico seguro, e que ambos não tenham a intervenção de terceiros ou do meio externo. O ambiente precisa ser calmo, silencioso e de preferência que seja sempre o mesmo ambiente. Dessa forma, podemos reduzir a vulnerabilidade desse meio tecnológico e resguardar as informações prestadas.

Orientação psicológica ao alcance de todos